O Natal é sinônimo de família reunida, celebrações e comida boa! E falando em comida, uma das maiores expressões dessas delícias natalinas certamente é o peru de Natal. Sempre presente nas mesas dos brasileiros, essa ave natalina encanta por sua tradição e sabor característico. E, para te ajudar a preparar um peru assado perfeito, nessa matéria você vai encontrar as melhores dicas de como assar peru, formas de temperar e muito mais! Confira: Peru de Natal: 12 dicas infalíveis para preparar o prato para a ceia. Para fazer um bom peru natalino, primeiro tenha em mente quantas pessoas estarão na ceia. O ideal é calcular, em média, 250g de carne para cada convidado. Portanto, para uma ceia de 8 pessoas, uma peça de 3kg é excelente para fazer a sua receita de peru de Natal, considerando que nem todo o peso é aproveitado. Além disso, é importante lembrar que o peru de Natal pode ser temperado de várias maneiras, como com manteiga ou marinada, e recheado com farofa natalina para dar um toque extra de sabor.
Ingredientes
- 1 peça de peru de Natal (3kg)
- Manteiga para temperar
- Cebolas, alho, sal e pimenta-do-reino para a marinada
- Cenouras, ervas frescas (como louro e alecrim) e vinho branco para a marinada
- Damascos, ameixa, abacaxi, passas, bacon e castanhas para a farofa natalina
Modo de Preparo
- Para começar, é importante descongelar o peru de Natal com antecedência. Coloque-o em uma travessa, sem remover a embalagem, e deixe descansando dentro da geladeira de um dia para o outro.
- Depois de descongelar, é hora de aprender como temperar o seu peru de Natal. Para isso, há diversos condimentos e marinadas que você pode utilizar. Aqui, vamos te ensinar a temperar o peru com manteiga: com cuidado, descole um pouco a pele da carne da ave e, em seguida, espalhe bem a manteiga pela carne. Depois, passe mais manteiga por fora, besuntando bastante.
- Outra maneira de temperar o peru de Natal é preparando uma marinada. Para isso, você pode fazer uma mistura de cebolas, alho, sal, pimenta-do-reino, cenouras, ervas frescas (como louro e alecrim) e o mais importante: vinho branco. Depois disso, é só deixar a carne absorver os temperos por cerca de 12 horas.
- Para rechear o peru de Natal, prepare uma farofa natalina com ingredientes típicos dessa época: como damascos, ameixa, abacaxi, passas, bacon, castanhas e outros. Insira o recheio, depois costure a pele e amarre as pontas das coxas para que ele não abra ao assar.
- Depois que o peru de Natal estiver temperado e recheado, é hora de levá-lo ao forno! Você pode colocar a ave diretamente na assadeira, junto com a marinada, ou untado com manteiga ou azeite. Preaqueça o forno a 250ºC, por cerca de 20 minutos, e coloque o peru em uma assadeira, cubra com papel-alumínio para evitar que ele resseque. Lembre-se de deixar um espaço para o termômetro do peru saltar quando estiver assado, garantindo o cozimento perfeito. Em média, uma peça de 3kg leva 2h10 para assar com papel-alumínio, no forno a 200ºC. Acrescente um tempo de 30 a 40 min, sem laminado, para que o peru ganhe aquele dourado irresistível e sirva a ave natalina com acompanhamentos perfeitos para a ceia.
Dica do chef
Uma dica simples para deixar o peru de Natal ainda mais saboroso é regá-lo na metade do tempo de assar com a marinada que você preparou. Isso vai garantir que a carne fique suculenta e cheia de sabor. Além disso, não se esqueça de servir o peru com acompanhamentos perfeitos para a ceia, como arroz de Natal ou salpicão. Com essas dicas, você vai garantir que a sua ceia de Natal seja inesquecível!










