Quando penso em verões quentes e longos, não posso deixar de lembrar da minha avó na cozinha, preparando os pêssegos grelhados com mel e ervas. Era um prato simples, mas cheio de amor e cuidado. Ela sempre dizia que a chave para um pêssego grelhado perfeito era não pressionar demais, para que a carne não se tornasse dura. E, é claro, não esquecer de polvilhar as folhas de tomilho frescas por cima. O cheiro delas era como um abraço, um lembrete de que tudo estava bem no mundo. Eu adorava ajudar na cozinha, sentado ao lado dela, assistindo enquanto ela trabalhava sua magia. E agora, quando faço essa receita, sinto a mesma sensação de calma e conforto. É um prato que me leva de volta ao passado, a momentos felizes e ao aroma doce dos pêssegos grelhados com mel e ervas. A combinação desses ingredientes é simplesmente perfeita: o doce dos pêssegos, o aroma intenso das ervas e o toque de mel. É um prato que nunca vai sair de moda.
Ingredientes
- 8 pêssegos firmes
- 150g de mel
- 6 a 8 ramos de tomilho
- 1 colher (sopa) de azeite
- Pimenta preta
- Sal
Modo de Preparo
- Lave bem os pêssegos. Retire os caroços do pêssego: corte ao meio até o caroço, e torça as metades, delicadamente, até que o caroço se desprenda.
- Desfolhe metade dos ramos de ervas, reserve o restante para a decoração.
- Em um bowl grande, coloque os pêssegos, tempere com sal e pimenta, polvilhe as folhas de tomilho e rege com mel. Misture delicadamente com as mãos.
- Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro com fundo chanfrado (tipo bistequeira), unte com azeite e coloque os pêssegos com a parte cortada voltados para baixo.
- Grelhar por cerca de 4 minutos, até que fiquei com a marca da grelha bem evidente.
- Virar e regar com o mel com ervas que restou no bowl.
- Servir em uma travessa e decorar com os ramos de tomilho reservados.
Dica do chef
Para obter uma crosta mais crocante, não esqueça de pincelar o líquido da marinada por três a quatro vezes durante o assado. Isso ajudará a manter a peça úmida e aportar mais sabor à crosta que se forma.

