Quando penso em Receita de Cuscuz Paulista de Camarão, lembro-me das tardes de domingo em casa, rodeado pela família e pelo aroma delicioso que vinha da cozinha. A rotina de preparar o almoço era sempre um momento especial, onde todos se reuniam para ajudar e compartilhar histórias. E, entre as receitas que mais me marcaram, o Cuscuz Paulista de Camarão sempre foi um dos pratos mais queridos, com seus ingredientes principais como camarão, palmito e milho criando uma combinação perfeita de sabores e texturas. Preparar esse prato é como reviver essas lembranças, trazendo de volta a sensação de calor e acolhimento que só uma refeição em família pode proporcionar.
Ingredientes
- 400 g de Camarão Descascado Pré-Cozido Eviscerado 36/40 Swift
- sal a gosto
- Páprica Picante Swift a gosto
- azeite a gosto
- 1 xícara (chá) de Cebola Picada Swift
- 1 colher (sopa) de Alho Picado Swift
- 1 vidro de palmito inteiro
- 1 xícara (chá) de Milho Swift
- 1 xícara (chá) de Ervilha Swift
- 2 xícaras (chá) de passata de tomate
- 1 embalagem de Caldo Culinário de Legumes Swift
- salsa fresca picada a gosto
- sal a gosto
- 3 xícaras (chá) de farinha de milho flocada
- 4 ovos cozidos cortados ao meio
- 6 tomates grape cortados ao meio
- 1 colher (sopa) de Milho Swift
- 1 colher (sopa) de Ervilha Swift
- 4 palmitos inteiros reservados
Modo de Preparo
- Para começar, tempere os camarões com sal e páprica a gosto. Isso vai dar aquele toque especial no sabor deles. Em seguida, aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e refogue os camarões até que fiquem bem cozidos. Reserve-os e, na mesma frigideira, acrescente mais um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho até que murchem bem, liberando todo o aroma.
- Corte os camarões refogados em três partes, descartando os rabos. Selecione seis inteiros com o rabo para a decoração final e junte o restante ao refogado. Isso vai dar uma textura interessante ao prato.
- Pique o palmito, reservando quatro unidades para a decoração, e adicione ao refogado, juntamente com o milho e a ervilha. Misture tudo muito bem para que os sabores sejam distribuídos uniformemente.
- Adicione a passata de tomates, 1 xícara (chá) de água quente, o caldo de legumes e misture tudo. Polvilhe a salsa sobre a mistura e ajuste os temperos de acordo com o seu gosto. Isso vai dar um toque fresco e um pouco picante ao prato.
- Coloque a farinha de milho aos poucos, mexendo bem até que forme uma massa homogênea e úmida. É importante não deixar que a massa fique muito seca ou muito úmida, para que o cuscuz fique com a textura certa.
- Unte com azeite uma forma média de furo central. Isso vai evitar que o cuscuz grude na forma e facilitar a sua retirada quando estiver pronto.
- Na parte inferior da forma, decore com os camarões reservados, os tomatinhos, o milho e a ervilha. Nas laterais, coloque os ovos cozidos e os palmitos. Isso vai dar um toque visual especial ao prato.
- Preencha a forma com a massa do cuscuz, pressionando para que fique bem compactado. Certifique-se de que não haja espaços vazios na forma.
- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 3 horas antes de servir. O tempo de refrigeração é importante para que os sabores se misturem e a textura fique perfeita.
Dica do chef
Para deixar o seu Cuscuz Paulista de Camarão ainda mais saboroso, uma dica valiosa é não sobrecarregar a massa com muita farinha de milho, pois isso pode tornar o cuscuz muito seco. Além disso, o uso de ingredientes frescos, como a salsa e os tomates, pode fazer uma grande diferença no sabor final do prato. Experimente também adicionar outros ingredientes, como pimentão ou cebolinha, para dar um toque pessoal ao seu cuscuz.










