Nunca Mais Coloque o Caroço do Abacate no Lixo

Nunca Mais Coloque o Caroço do Abacate no Lixo!

Depois de ler isso você nunca mais vai jogar a semente do abacate no lixo!

Nunca Mais Coloque o Caroço do Abacate no Lixo

A semente do abacate tem sido cada vez mais reconhecida por seu valor nutracêutico! Já muito se falou dos benefícios que o abacate tem para a nossa saúde, mas pouco sabemos do verdadeiro poder nutracêutico do seu caroço.

De início, o caroço de um abacate tem a quantidade ideal de fibras que uma pessoa deve consumir diariamente. Mas não apenas isso, pois é no caroço que está concentrada a maior parte dos antioxidantes desta fruta: são cerca de 70%. E tais fibras poderão facilitar a concentração do colesterol no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo.

A semente do abacate é um poderoso antimicrobiano, antifúngico, um antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

Beneficios

1 – Ocorre uma grande concentração de antioxidantes no caroço de abacate. Funcionalmente, os antioxidantes protegem as células sadias do organismo, combatendo os radicais livres. O grande benefício é a prevenção de doenças cardíacas, redução do colesterol e o combate a várias outras doenças degenerativas. Há nestas sementes uma quantidade significativa de flavonoides, uma classe muito especial de antioxidantes que, entre outras coisas, ajuda a combater o cancro. Quem sofre com essa doença deve investir em alimentos ricos em flavonoides, como o caroço de abacate.

2 – O aparelho digestivo é composto por vários órgãos que, quando ficam inflamados, alteram o processo de digestão. É comum, por exemplo, o desconforto e a dificuldade de absorver nutrientes. O caroço do abacate reduz não somente esse tipo de inflamação, mas muitas outras.

3 – A semente deste fruto pode ser de grande ajuda em diferentes problemas estomacais, alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.
– Outro de seus grandes benefícios é que ajuda a aumentar as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite, por exemplo.

4 – O consumo frequente do caroço do abacate não só previne gripes e constipações, como também as cura, por seu poder de fortalecer o sistema imunitário.

5 – Muitas pessoas, quando ansiosas, entram em compulsão e procuram se “acalmar” exagerando nas comidas calóricas. A novidade é que o caroço de abacate pode ser um ótimo alimento para diminuir essa necessidade de comer fora de horas, e consequentemente, ajudar a perder peso.

6 – Ele também colabora bastante para manter o baixo nível de açúcar no sangue.

7 – Um chá de uma semente de abacate, pode ser efetivo para ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, já que esta semente contém propriedades termogênicas.
Populações indígenas costumam usar esta semente para curar desde diarreias, dores musculares, transtornos nos rins e fígado até, inclusive, catarata, furúnculos, epilepsia e problemas na tireoide, dentre outras doenças.

Como usar

1 – Com uma faca, corte ao meio e ao longo do abacate, em seguida retire o caroço.

2 – No site Lá na Roça indica-se: Lavar bem e deixar que seque. Guardar o caroço num saco ou num recipiente de plástico, sempre fechado, no freezer.

3 – Na hora de usar, rale um pouco e coloque no liquidificador com outros ingredientes como banana, maçã, mamão, além de água, para fazer uma deliciosa e saudável bebida.

4 – Bem, o congelamento é um cozimento reverso, então sou bem contra este procedimento de armazenar alimentos ‘vivos’, funcionais, em freezer.

5 – Minha sugestão seria ralar, desidratar no sol e armazenar em potes de vidro, com tampa, na porta da geladeira…

6 – Outra opção é ralar ‘fresquinho’ sobre pratos como sopas e saladas.

7 – Preparo do chá: rale a semente de um abacate e acrescente sobre 3-4 xícaras de água QUASE em ebulição.

8 – Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe em infusão por mínimo 10 minutos. Tome 3 vezes/dia, morno ou na temperatura ambiente.

Fonte: leitedaterra


Leave a Reply

Send this to a friend