Coxinha de Frango Para Festas
A receita que vou passar para vocês hoje é figurinha carimbada em grande maioria das festas e eventos. Aqui além de aprender a fazer a coxinha de frango para festas, vou passar também o modo certo de congelar e como armazenar. Agora é só colocar a mão na massa e começar a produção. Coxinha de Frango Para Festas.
Ingredientes para o recheio de frango
1 kg de peito de frango
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cubinho de caldo de frango esfarelado
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de shoyo
1/2 xícara de molho de tomate
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
1 litro de água fervente
1 pimenta dedo de moça picadinha
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
azeite
Ingredientes para a massa
3 xícaras (chá) do caldo do cozimento do frango coado
3 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de preparo do recheio
1 – Coloque uns fios de azeite em uma panela e refogue a cebola juntamente com alho.
2 – Em seguida, adicione as folhas de louro, o cheiro verde picadinho e o frango.
3 – Quando o frango começar a dourar, acrescente, o caldo de frango esfarelado, a mostarda, o shoyo, a pimenta dedo de moça, a pimenta do reino, o molho de tomate e a água fervente.
4 – Deixe o frango cozinhando em fogo médio por cerca de 30 40 minutos, se necessário corrija o sal. Depois que frango estiver morninho, ou frio, desfie-o.
5 – Coe 3 xícaras do caldo do cozimento do frango, você irá precisar para preparar a massa e reserve.
6 – Corte 1 cebola grande em cubinhos, coloque uns fios de azeite em uma panela e dê uma douradinha na cebola.
7 – Em seguida acrescente o frango e refogue-o juntamente com a cebola.
8 – Quando o frango estiver refogadinho, adicione 1/2 xícara de molho de tomate para dá uma corzinha e deixe por mais 5 minutinhos no fogo, mexendo sempre.
9 – Desligue o fogo e, se quiser, pode acrescentar ao frango cheiro verde e azeitonas verdes picadinhas a gosto.
10 – Quando o frango estiver frio, acrescente 300 gramas de catupiry, ou requeijão cremoso e mexa tudo até obter um recheio uniforme, reserve.
Modo de preparo da massa
1 – Em uma panela grande de fundo grosso, coloque o leite, o caldo do cozimento do frango coado, a manteiga e deixe ferver, corrija o sal se necessário.
2 – Em seguida, acrescente a farinha de trigo de uma só veze mexa com o auxílio de uma colher de pau até que a massa solte do fundo da panela, é necessário que a farinha cozinhe, por tanto mexa bem, portanto força no muque, o resultado irá valer a pena.
3 – Disponha a massa morna sobre uma superfície lisa e untada com um pouco de manteiga, vá sovando-a bem até ela ficar fria e lisa.
Montagem
1 – Enquanto você vai modelando as coxinhas, coloque no freezer uma vasilha cheia de água (cerca 1 litro), você a usará no lugar da clara no momento que for empanar as coxinhas.
2 – Pegue uma porção pequena da massa e faça uma bola.
3 – Em seguida, achate essa bola até obter o formato de um círculo.
4 – Coloque o recheio no centro e puxe as bordas para cima dando um formato pontiagudo.
5 – Proceda dessa forma até terminar toda a massa.
6 – Essa receita rendeu 70 coxinhas de tamanho médio, as minha ficaram maiores do que uma coxinha tamanho coquetel.
7 – Depois que todas as coxinhas estiverem modeladas, retire a água do freezer, mergulhe a coxinha nessa água e passe na farinha de rosca, repita essa operação com as demais coxinhas.
8 – Como eu gosto de uma casquinha mais grossa e crocante, passo novamente cada coxinha na água (esse processo agora tem que ser rápido para não retirar a farinha de rosca do primeiro empanado) e passo novamente na farinha de rosca.
9 – Em seguida é só fritar em óleo quente até ficarem douradinhas.
Congelamento
O processo de congelamento é muito fácil e prático. Quando todas as coxinhas estiverem prontas, acomode-as em pratos, uma ao lado da outra, não pode colocar uma por cima da outra,e leve esses pratos ao feezer. Cerca de 3 horas depois ,ou de um dia para o outro, retire as coxinhas do prato e coloque-as dentro de um saco grande, retire todo o ar dele, feche-o bem e leve-o ao freezer, elas terão validade de dois meses, uma mão na roda para quem gosta de fazer festinha em casa e tem que organizar tudo com antecedência.
Dica
Eu retiro as coxinhas do freezer somente na hora de fritá-las, eu faço assim, porque eu tenho fritadeira elétrica e dá super certo, elas não ficam congeladas por dentro, elas ficam no ponto certo, quentinhas, super sequinhas e crocantes. Se você não tiver uma fritadeira elétrica, sugiro que controle bem a temperatura do óleo, já que ele não pode ficar quente demais, se não corre o risco das coxinhas ficarem douradas por fora e frias por dentro, também tem que controlar a quantidade de coxinhas que irão ao óleo, não coloque muitas de uma vez só, ok! E lembre-se, as coxinhas devem ser retiradas do freezer na hora que forem ser fritas, se você retirá-las antes, elas irão se desmanchar.
Veja Também: Receita de Kibe Frito
Veja Também: Bolinhas de Queijo
Fonte: omelhorrestaurantedomundo.com
Rendimento: 40 Porções
Boa noite ,fiz a receita ficou maravilhosa ,realmente rend muito e a massa fica deliciosa ,parabéns
Ameia
Amei essa receita. …vou fazer o sábado