Lembra-se daquela tarde em que a sua avó preparava o seu famoso ovo pochê com presunto e molho holandês? A casa toda cheirava a manteiga derretida e ovo cozido, e a sensação de estar sentado à mesa, esperando para saborear aquele prato delicioso, era simplesmente mágica. O ovo pochê é um prato clássico da culinária francesa, e a combinação com o presunto e o molho holandês é simplesmente perfeita. Aqui vai a receita para você preparar esse prato incrível em casa.
Ingredientes
- Molho Holandês:
- 2 gemas
- Suco de ½ limão
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- ½ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
- Ovo pochê:
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 ovos
- Finalização:
- 10 fatias de Presunto Royale Sadia
- 2 fatias de pão de brioche
- Cibouletti a gosto
Modo de Preparo
- Em um bowl médio, coloque as gemas, o suco de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem com um batedor de arame até começar a espumar.
- Coloque uma panela com água para o banho-maria e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e coloque o bowl com as gemas, lembrando para que o bowl não encoste na água.
- Misture sem parar para não coagular as gemas e adicione aos poucos a manteiga. Misture bem em cada adição, emulsionando sempre até finalizar toda a manteiga.
- Retire do bowl e coloque em outro recipiente. Reserve.
- Cubra dois ramequin com plástico filme, deixando 3 dedos de cada lado. Regue com azeite e coloque um ovo em cada. Feche bem, formando uma trouxinha, e reserve.
- Em uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, adicione as trouxinhas e misture até que os ovos comecem a coagular. Deixe cozinhar por 3 minutos, retire com cuidado o plástico filme e cozinhe por mais 1 minuto.
- Retire da água e reserve.
- Disponha os pães de brioche, distribua o Presunto Royale Sadia, o ovo pochê, o molho holandês e finalize com a cibouletti. Sirva em seguida.
Dica do chef
Para um molho holandês mais cremoso, você pode adicionar um pouco de creme de leite ou manteiga derretida. Além disso, é importante não cozinhar as gemas demais, pois isso pode fazer com que elas coagulem e percam a textura suave.










