Quando penso em Caldo Verde, vem à mente a imagem de uma mesa repleta de gente, comendo em silêncio, enquanto o aroma do prato invade o ambiente. É um momento de conexão com a família e a tradição. E é justamente por isso que quero compartilhar com vocês essa receita de Caldo Verde com Farofinha Crocante de Bacon. É um prato simples, mas que carrega uma riqueza de sabores e emoções. Com a combinação de salsão, cebola, alho-poró e ervas, o caldo verde é um verdadeiro refúgio para os sentidos. E a farofinha de bacon, que é feita com pão torrado e bacon, é a perfeita complementação para esse prato. É um momento de felicidade e satisfação que vocês podem experimentar em casa.
Ingredientes
- 1 talo de salsão picado em pedaços grandes
- ½ cebola picada em pedaços grandes
- ½ alho-poró picado em pedaços grandes
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de tomilho ou alecrim
- Farofa de Bacon:
- 1/3 xícara (chá) de Bacon em Cubos Sadia picado
- 3 fatias de pão italiano torrado (ou pão velho)
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sopa:
- 5 folhas de couve
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 xícara (chá) de Linguiça Sadia cortada em meia lua
- ½ cebola picada grosseiramente
- 4 batatas descascadas em cubos grandes
- 1 colher (café) de sal
- ½ colher (café) de pimenta do reino
Modo de Preparo
- Para fazer o caldo verde, acrescente em uma panela o salsão, a cebola, o alho-poró e as ervas e deixe suar até seus aromas começarem a ser liberados, em seguida acrescente 2 litros de água fria e deixe ferver por no mínimo 1 hora em fogo baixo.
- Enquanto isso, faça a farofinha de bacon colocando os pedaços de bacon em uma frigideira em fogo bem baixo, deixando fritar em sua própria gordura, até ficarem bem sequinhos.
- Em um processador, coloque o pão torrado, o bacon e um fio de azeite e bata rapidamente até formar uma farofa grossa. Reserve para finalizarmos a sopa.
- Para o branqueamento da couve, ferva um pouco de água, acrescente a couve na água quente por 2 minutos; retire a couve e em seguida coloque em uma tigela com água e gelo (até dar o tempo de resfriar a couve).
- Em outra panela, aqueça o azeite e doure as fatias de linguiça.
- Reserve ¾ das linguiças e mantenha ¼ na panela para dar sabor ao caldo, acrescente a cebola e deixe murchar bem, adicione as batatas em seguida, envolva-as no refogado e tempere com sal e pimenta.
- Acrescente o caldo verde e deixe cozinhar em fogo baixo até as batatas estarem bem cozidas e macias.
- Enquanto isso, corte as couves ao meio, coloque uma sobre a outra e dobre duas vezes de forma que as folhas fiquem bem justinhas. Corte com uma faca afiada em tirinhas bem finas.
- Assim que as batatas estiverem cozidas, bata todo o conteúdo da panela até ficar bem liso (cuidado para a tampa do liquidificador não sair devido ao calor da sopa).
- Volte a sopa batida para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia (não deixe passar demais o cozimento para manter sua cor verde).
- Ajuste o sal e a pimenta e sirva com farofinha de bacon.
Dica do chef
Para manter a cor verde da couve, é importante não cozinhar por muito tempo. Além disso, é possível substituir a linguiça por outra carne, como bacon ou presunto.










