A Charlote de Damasco e Figo é uma receita que me traz muitas lembranças de família e momentos especiais à mesa. Sempre que penso em damascos e figos, lembro-me do cheiro delicioso que emanava da cozinha da minha avó, onde ela preparava doces e sobremesas para a família toda. A rotina de cozinhar é uma das coisas mais prazerosas da vida, e essa receita é um exemplo perfeito disso. Com uma combinação de sabores e texturas, a Charlote de Damasco e Figo é um prato que certamente vai agradar a todos. E o melhor de tudo é que é fácil de preparar e exige apenas alguns ingredientes simples.
Ingredientes
- 100 g de damascos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 24 biscoito tipo champanhe
- 3 claras
- meia xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de damascos secos (cerca de 150 g)
- 1 xícara (chá) de água
- 1 Leite MOÇA (lata ou caixinha) 395g
- 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
- 5 colheres (sopa) de água
- 6 figos frescos descascados e fatiados (cerca de 300 g)
Modo de Preparo
- Em uma panela, coloque os damascos e o açúcar com a água e leve ao fogo para ferver por cerca de 5 minutos, para amolecer e hidratar. Isso vai ajudar a criar um purê delicioso.
- Retire do fogo, espere amornar e bata tudo no liquidificador até obter um purê homogêneo. Reserve essa mistura para mais tarde.
- Corte uma das extremidades de cada um dos biscoitos tipo champanhe (para que fiquem retas) deixando-os com cerca de 8 cm. Isso vai ajudar a criar uma base firme para a charlote.
- Distribua os biscoitos em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) forrando toda a lateral, posicionando-os com a parte cortada voltada para a base da forma. Reserve.
- Em uma panela média, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Isso vai ajudar a criar um merengue firme.
- Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve.
- Em um recipiente misture os damascos secos com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo para ferver por 2 minutos, para hidratá-los. Escorra a água, espere amornar, coloque-os em um liquidificador, junte o Leite MOÇA, o Leite NINHO e bata bem.
- Em um recipiente dissolva a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver.
- Junte à mistura do liquidificador e bata mais um pouco, até ficar homogêneo.
- Transfira para um recipiente grande e adicione aos poucos o merengue reservado, misturando delicadamente até incorporar tudo.
- Despeje cuidadosamente na forma reservada, distribua os figos e espalhe a cobertura reservada.
- Leve à geladeira por cerca de 4 horas, para firmar.
- Retire, desenforme sobre um prato, decore com um laço e leve à mesa para servir.
Dica do chef
Para dar um toque especial à sua Charlote de Damasco e Figo, tente substituir os figos frescos por figos secos reidratados em água ou Leite MOÇA. Isso vai dar um sabor mais intenso e uma textura mais interessante ao prato.










