Close Menu
    FacebookX (Twitter)Instagram
    Comidinhas do Chef – Receitas Testadas e Aprovadas
    • Comidinhas do chef
      • Receitas de Natal
      • Receitas de ano novo
      • Receitas de Rabanada
      • Receitas de Panetone
      • Receitas de Maionese de Réveillon
      • Receitas de Frango Assado
      • Receitas de doces para o Réveillon
      • Bombom de Uva na Travessa
      • 50 Receitas de ano novo
      • 11 Receitas Para a Ceia de Réveillon
      • Farofa para Rechear Ave Réveillon
      • 25 Receitas de Pudim de Réveillon
      • 50 Receitas de Ano Novo
      • 15 Sobremesas Para a Ceia de Réveillon
      • 15 Sobremesas de Ano novo
      • Receitas em vídeo
    • Sobremesas
    • Saladas
    • Mexicana
    • Tábua de frios
    • Massas
    • Sorvetes
    • Marcas Famosas
      • Perdigão
        • Receitas de Ano novo / Réveillon
        • Pernil
        • Peru
        • Sobremesas de Réveillon
        • Tender
    Comidinhas do Chef – Receitas Testadas e Aprovadas
    Home - Natal Réveillon - Charlote de Damasco e Figo
    Natal Réveillon

    Charlote de Damasco e Figo

    Camillo DantasByCamillo Dantas3 de janeiro de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Compartilhe FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditTelegramEmail
    Compartilhe
    FacebookTwitterLinkedInPinterestEmailTelegramWhatsAppCopy Link

    A Charlote de Damasco e Figo é uma receita que me traz muitas lembranças de família e momentos especiais à mesa. Sempre que penso em damascos e figos, lembro-me do cheiro delicioso que emanava da cozinha da minha avó, onde ela preparava doces e sobremesas para a família toda. A rotina de cozinhar é uma das coisas mais prazerosas da vida, e essa receita é um exemplo perfeito disso. Com uma combinação de sabores e texturas, a Charlote de Damasco e Figo é um prato que certamente vai agradar a todos. E o melhor de tudo é que é fácil de preparar e exige apenas alguns ingredientes simples.

    Ingredientes

    • 100 g de damascos
    • 2 colheres (sopa) de açúcar
    • 1 xícara (chá) de água
    • 24 biscoito tipo champanhe
    • 3 claras
    • meia xícara (chá) de açúcar
    • 1 xícara (chá) de damascos secos (cerca de 150 g)
    • 1 xícara (chá) de água
    • 1 Leite MOÇA (lata ou caixinha) 395g
    • 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
    • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
    • 5 colheres (sopa) de água
    • 6 figos frescos descascados e fatiados (cerca de 300 g)

    Modo de Preparo

    1. Em uma panela, coloque os damascos e o açúcar com a água e leve ao fogo para ferver por cerca de 5 minutos, para amolecer e hidratar. Isso vai ajudar a criar um purê delicioso.
    2. Retire do fogo, espere amornar e bata tudo no liquidificador até obter um purê homogêneo. Reserve essa mistura para mais tarde.
    3. Corte uma das extremidades de cada um dos biscoitos tipo champanhe (para que fiquem retas) deixando-os com cerca de 8 cm. Isso vai ajudar a criar uma base firme para a charlote.
    4. Distribua os biscoitos em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) forrando toda a lateral, posicionando-os com a parte cortada voltada para a base da forma. Reserve.
    5. Em uma panela média, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Isso vai ajudar a criar um merengue firme.
    6. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve.
    7. Em um recipiente misture os damascos secos com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo para ferver por 2 minutos, para hidratá-los. Escorra a água, espere amornar, coloque-os em um liquidificador, junte o Leite MOÇA, o Leite NINHO e bata bem.
    8. Em um recipiente dissolva a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver.
    9. Junte à mistura do liquidificador e bata mais um pouco, até ficar homogêneo.
    10. Transfira para um recipiente grande e adicione aos poucos o merengue reservado, misturando delicadamente até incorporar tudo.
    11. Despeje cuidadosamente na forma reservada, distribua os figos e espalhe a cobertura reservada.
    12. Leve à geladeira por cerca de 4 horas, para firmar.
    13. Retire, desenforme sobre um prato, decore com um laço e leve à mesa para servir.

    Dica do chef

    Para dar um toque especial à sua Charlote de Damasco e Figo, tente substituir os figos frescos por figos secos reidratados em água ou Leite MOÇA. Isso vai dar um sabor mais intenso e uma textura mais interessante ao prato.

    CompartilheFacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrEmail
    AnteriorComo fazer salpicão para o Natal: 5 receitas para testar em casa!
    Próximo Receita de Sanduíche Integral de Rosbife Swift Ouro
    Camillo Dantas
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Camilo Dantas é redator formado pela USP, com mais de 10 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos precisos, relevantes e de alta performance. Amante da culinária com grande conhecimento e experiência gastronômica, autoridade máxima reconhecida em pratos brasileiros. Atuou em grandes portais brasileiros e é reconhecido como autoridade em SEO para IAs e LLMs, com domínio de arquitetura semântica, clusters e otimização por intenção de busca. Seu trabalho integra SEO tradicional e práticas modernas, sempre com rigor editorial e compromisso com informação confiável. Contato: redacao@comidinhasdochef.com

    Postagens relacionadas

    Massas

    Nhoque de mandioquinha com ragu de linguiça

    3 de janeiro de 2026
    Sobremesas

    Sorvete de Tangerina Moça

    3 de janeiro de 2026
    Macarrão

    Macarrão de Fraldinha

    3 de janeiro de 2026
    Receita

    Receita de Contra Filé com farofa de bacon

    3 de janeiro de 2026
    Macarrão

    Macarrão sem glúten com shitake

    3 de janeiro de 2026
    Assados

    Receita de Bife de chorizo na brasa com farofa de pão de alho e pimenta

    3 de janeiro de 2026
    Massas

    Macarrão com pesto de azeitona

    3 de janeiro de 2026
    Assados

    Maminha Assada ao Molho de Ervas

    3 de janeiro de 2026
    Frango Defumado

    Receita de Frango a passarinho com salada de tremoço

    3 de janeiro de 2026
    Comentar
    Leave A ReplyCancel Reply

    Comidinhas do Chef – Receitas Testadas e Aprovadas
    FacebookX (Twitter)InstagramLinkedInWhatsApp
    • Sobre o site
    • Contato
    • Mapa do site
    • Declaração de acessibilidade
    • Política de privacidade
    • Política Editorial
    © 2026 Comidinhas do Chef - CNPJ: 33.385.966/0001-43 - Todos os direitos reservados - Receitas Especiais de ano novo Réveillon

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.