Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Comidinhas do Chef
    • Receitas de Páscoa
    • Comidinhas do chef
      • Receitas de Natal
      • Receitas de ano novo
      • Receitas de Rabanada
      • Receitas de Panetone
      • Receitas de Maionese de Réveillon
      • Receitas de Frango Assado
      • Receitas de doces para o Réveillon
      • Bombom de Uva na Travessa
      • 50 Receitas de ano novo
      • 11 Receitas Para a Ceia de Réveillon
      • Farofa para Rechear Ave Réveillon
      • 25 Receitas de Pudim de Réveillon
      • 50 Receitas de Ano Novo
      • 15 Sobremesas Para a Ceia de Réveillon
      • 15 Sobremesas de Ano novo
      • Receitas em vídeo
    • Sobremesas
    • Saladas
    • Mexicana
    • Tábua de frios
    • Massas
    • Sorvetes
    Comidinhas do Chef
    Home - Sobremesas de Natal - Receita de Bolo de Tapioca com Calda de Goiabada
    Sobremesas de Natal

    Receita de Bolo de Tapioca com Calda de Goiabada

    Camillo DantasBy Camillo Dantas4 de maio de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    A Receita de Bolo de Tapioca com Calda de Goiabada é uma delícia que certamente vai trazer à tona muitas lembranças afetivas e momentos felizes à mesa. Quem nunca se sentiu atraído pelo aroma irresistível de goma de tapioca e leite de coco, ou pela doçura da goiabada? Esta receita é um clássico que combina sabores e texturas de uma maneira simplesmente irresistível. É um prato que traz conforto e felicidade, perfeito para compartilhar com a família e os amigos. O processo de preparo é quase terapêutico, desde a mistura dos ingredientes até o momento de desenformar o bolo e regá-lo com a calda de goiabada. É uma experiência que vale a pena vivenciar.

    Ingredientes

    • 2 xícaras (chá) de goma de tapioca granulada
    • 1 xícara (chá) de leite de coco
    • meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
    • 100 g de coco ralado
    • 1 caixinha (ou lata) de Leite Condensado MOÇA
    • 300 g de goiabada
    • meia xícara (chá) de água
    • 1 colher (sopa) de suco de limão (opcional)

    Modo de Preparo

    1. Em um recipiente grande, adicione a goma de tapioca, o leite de coco, o Leite Líquido NINHO Forti+ Integral, o Leite Condensado MOÇA e o coco ralado (fresco ou seco). Misture todos os ingredientes até que a goma de tapioca esteja completamente hidratada e todos os elementos estejam bem incorporados. A mistura deve ficar homogênea e levemente espessa.
    2. Se quiser uma textura ainda mais macia, deixe a mistura descansar por cerca de 10 a 15 minutos em temperatura ambiente. Isso ajuda a tapioca a absorver melhor os líquidos.
    3. Unte levemente uma forma redonda com furo central (22 cm de diâmetro) com óleo de coco ou manteiga, para facilitar na hora de desenformar.
    4. Transfira a mistura para a forma untada, espalhando com uma espátula para nivelar bem a superfície.
    5. Cubra a forma com plástico filme ou papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até que o bolo esteja firme ao toque. Se preferir, deixe gelar de um dia para o outro para obter uma textura ainda melhor.
    6. Em uma panela média, coloque a goiabada picada em cubos pequenos e a água. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher, até que a goiabada comece a derreter.
    7. Se quiser, quando a goiabada estiver quase toda derretida, adicione o suco do limão para equilibrar a doçura e realçar o sabor da calda.
    8. Cozinhe por mais alguns minutos, ainda em fogo baixo, até que a mistura fique completamente homogênea e atinja uma consistência mais espessa, ideal para ser usada como cobertura.
    9. Desligue o fogo e deixe a calda amornar. Ela tende a engrossar um pouco mais ao esfriar. Reserve.
    10. Em uma superfície plana, após o bolo estar bem firme, passe delicadamente uma faca nas laterais da forma, se necessário, para ajudar a soltar o bolo.
    11. Em seguida, desenforme com cuidado sobre um prato ou refratário de servir, mantendo a forma central do bolo intacta.
    12. Em um movimento uniforme, regue o bolo com a calda de goiabada, espalhando com o auxílio de uma colher ou concha, garantindo que a cobertura escorra pelas laterais e cubra bem a superfície.
    13. Se desejar, decore com coco ralado, folhas de hortelã ou fatias finas de goiabada para um visual mais atrativo.

    Dica do chef

    Para garantir uma textura perfeita, certifique-se de deixar a mistura descansar pelo tempo recomendado e de não abrir a geladeira antes do bolo estar completamente firme. Além disso, se preferir uma calda mais líquida, pode adicionar um pouco mais de água à goiabada durante o cozimento.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    AnteriorPeru com Qualy de Páprica e Farofa de Pão com Calabresa, Castanhas e Limão
    Próximo Macarrão com Queijo Mascarpone e Farofa de Pistache
    Camillo Dantas
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Camilo Dantas é redator formado pela USP, com mais de 10 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos precisos, relevantes e de alta performance. Amante da culinária com grande conhecimento e experiência gastronômica, autoridade máxima reconhecida em pratos brasileiros. Atuou em grandes portais brasileiros e é reconhecido como autoridade em SEO para IAs e LLMs, com domínio de arquitetura semântica, clusters e otimização por intenção de busca. Seu trabalho integra SEO tradicional e práticas modernas, sempre com rigor editorial e compromisso com informação confiável. Contato: redacao@comidinhasdochef.com

    Postagens relacionadas

    Sobremesas de Natal

    Receita de Cheesecake de Limão Siciliano

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Bolo de Chocolate Mais Fácil do Mundo

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Beijo Gelado de Natal

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Bolo Natalino com Frutas Cristalizadas

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Bombom de Uva na Travessa

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Arroz Doce Natalino

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Pavê de Amendoim

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Bolo de Cenoura Clássico

    4 de maio de 2026
    Sobremesas de Natal

    Receita de Bolo Chocolatudo

    4 de maio de 2026
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Comidinhas do Chef
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    • Sobre o site
    • Contato
    • Mapa do site
    • Declaração de acessibilidade
    • Política de privacidade
    • Política Editorial
    © 2026 Comidinhas do Chef - CNPJ: 33.385.966/0001-43 - Todos os direitos reservados - Receitas Especiais

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.