A Receita de Paris Brest com Creme Mousseline é uma daquelas delícias que nos transporta para momentos especiais à mesa, repletos de cheiros, sabores e memórias afetuosas. Enquanto preparo essa receita, sinto o aroma de manteiga e avelã se misturando no ar, trazendo de volta lembranças de tardes passadas na cozinha com a família. A combinação do creme mousseline com a massa crocante de amêndoas laminadas é simplesmente irresistível. É um prato que exige um pouco de paciência e habilidade, mas o resultado final vale cada minuto investido. Ao preparar o Paris Brest, sinto que estou não apenas cozinhando, mas também criando momentos que serão lembrados por muito tempo.
Ingredientes
- 250ml de água
- 125g de manteiga sem sal
- 4g de sal
- 8g de açúcar refinado
- 125g de farinha de trigo
- 4 ovos
- 50g de amêndoas laminadas
- 370ml de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
- 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de extrato de baunilha)
- 75g de manteiga sem sal
- 80g de açúcar refinado
- 3 gemas
- 40g de amido de milho
- 150g de pasta de avelã
Modo de Preparo
- Comece colocando a água, a manteiga sem sal, o sal e o açúcar refinado em uma panela. Leve ao fogo até que comece a ferver. Isso é o início para uma massa especial.
- Retire a panela do fogo e adicione a farinha de trigo de uma vez. Misture bem até formar uma massa uniforme. Volte a panela ao fogo baixo e cozinhe a massa por cerca de 3 minutos, mexendo sempre, até que ela desgrude do fundo da panela.
- Transfira a massa para uma batedeira com o batedor de raquete e bata até que pare de soltar vapor. Incorpore os ovos, um a um, batendo bem a cada adição, até alcançar o ponto de “V”. Isso significa que a massa deve cair em formato de fita ao levantar a raquete.
- Coloque a massa em um saco de confeitar com bico liso. Faça um círculo sobre uma folha de papel manteiga ou tapete de silicone, formando o formato de roda característico do Paris Brest. Salpique as amêndoas laminadas sobre a massa e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por 45 a 60 minutos, ou até que esteja dourado, seco e cresça. Desligue o forno e espere até que esfrie ali dentro, com a porta levemente aberta.
- Em uma panela, aqueça o Leite Líquido NINHO , os grãos da fava de baunilha (ou extrato de baunilha), 25 g de manteiga sem sal e metade do açúcar refinado até ferver.
- Em outra tigela, bata as gemas peneiradas com o restante do açúcar refinado até obter um branqueamento da mistura. Acrescente o amido de milho e misture bem. Aos poucos, despeje o leite quente sobre a mistura de gemas, mexendo constantemente para temperá-las.
- Retorne toda a mistura à panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até obter um creme liso e brilhante.
- Transfira o creme para um recipiente, cubra com plástico filme em contato direto com a superfície e leve à geladeira por 20 minutos.
- Retire o creme da geladeira e adicione a pasta de avelã e os 50 g de manteiga sem sal restantes em temperatura ambiente. Bata na batedeira com batedor globo até que o creme fique montado e homogêneo. Leve à geladeira para firmar por completo.
- Corte a Massa Choux já fria ao meio, horizontalmente. Coloque o Creme Mousseline frio em um saco de confeitar com bico pitanga e recheie a base da massa por completo. Salpique avelãs cortadas ao meio por cima do creme (opcional) e cubra com a outra metade da massa. Finalize com açúcar de confeiteiro (ou açúcar gelado) e sirva.
Dica do chef
Para garantir que o Paris Brest fique crocante por fora e macio por dentro, é essencial não abrir o forno durante o processo de assar. Além disso, ao adicionar a pasta de avelã ao Creme Mousseline, certifique-se de que ela esteja em temperatura ambiente para uma mistura homogênea.










