Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Comidinhas do Chef
    • Comidinhas do chef
      • Receitas de Natal
      • Receitas de ano novo
      • Receitas de Rabanada
      • Receitas de Panetone
      • Receitas de Maionese de Réveillon
      • Receitas de Frango Assado
      • Receitas de doces para o Réveillon
      • Bombom de Uva na Travessa
      • 50 Receitas de ano novo
      • 11 Receitas Para a Ceia de Réveillon
      • Farofa para Rechear Ave Réveillon
      • 25 Receitas de Pudim de Réveillon
      • 50 Receitas de Ano Novo
      • 15 Sobremesas Para a Ceia de Réveillon
      • 15 Sobremesas de Ano novo
      • Receitas em vídeo
    • Sobremesas
    • Saladas
    • Mexicana
    • Tábua de frios
    • Massas
    • Sorvetes
    Comidinhas do Chef
    Home - Acompanhamentos - Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal
    Acompanhamentos

    Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

    Camillo DantasBy Camillo Dantas17 de maio de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    Quando penso em Natal, lembro-me das ceias familiares, cheias de amor, risos e, claro, comida deliciosa. Uma das receitas que mais me vem à mente é o pernil assado, aquele corte de carne de porco suculento e cheio de sabor, que pode ser servido com uma variedade de acompanhamentos para tornar a mesa ainda mais festiva. Alguns dos meus ingredientes favoritos para acompanhar o pernil incluem arroz colorido, farofa especial, saladas com uma boa variedade de ingredientes, legumes assados e muito mais. Neste artigo, vamos explorar algumas sugestões para o cardápio da ceia de Natal que vão tornar sua celebração ainda mais especial.

    Ingredientes

    • Salada de repolho verde ou roxo com cenoura cortada em tiras finas e outros ingredientes de sua preferência, como azeitonas, tomates e cheiro-verde.
    • Batatas bolinhas para serem assadas ou confitadas com azeite.
    • Arroz negro feito com caldo de legumes, parmesão, limão siciliano, pimenta e manteiga.
    • Pão francês amanhecido para fazer farofa com ervas como alecrim, orégano e tomilho.
    • Cogumelos e legumes para serem assados com o molho rosti.
    • Abóbora cabotiá e folhas de espinafre frescas para acompanhar o arroz vermelho.
    • Bacon para ser picado e adicionado à farofa de couve e banana.
    • Uvas passas brancas para serem adicionadas ao arroz à grega.

    Modo de Preparo

    1. Para começar, prepare uma salada de pernil desfiado com macarrão, pesto e uva rubi, uma opção tropical para o fim de ano. Em seguida, misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã com 4 colheres (sopa) de maionese e 1 colher (sopa) de suco de limão para fazer o molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino e adicione um pouco de uva passa sem caroço para um sabor mais adocicado.
    2. Em seguida, corte algumas batatas bolinhas em rodelas ou tiras rústicas e tempere ½ xícara de azeite com alho picado, sal, pimenta calabresa e alecrim a gosto. Misture as batatas com o azeite em uma assadeira e leve ao forno até dourar. Para complementar, prepare uma farofa de bacon com cenoura, cebola e salsão picado, junto com 3 ovos mexidos.
    3. Para uma ceia mais sofisticada, prepare arroz negro com caldo de legumes, parmesão, limão siciliano, pimenta e manteiga. Em seguida, faça uma farofa de pão com ervas tomando pão francês amanhecido, tostado com azeite e ervas como alecrim, orégano e tomilho.
    4. Escolha cogumelos e legumes a gosto e combine com cebolas, cenouras, abobrinhas e alho-poró para levar ao forno a 180°C por cerca de 15 minutos. Tempere o acompanhamento com o molho rosti e complemente com arroz de açafrão e castanhas picadas.
    5. Para uma opção mais criativa, prepare arroz vermelho harmonizado com pedaços de abóbora cabotiá e folhas de espinafre frescas. O molho chimichurri, feito com pimenta dedo-de-moça, pimentão, cebola roxa e vários temperos caseiros, traz o perfeito contraste à receita e consegue deixar o pernil suculento.
    6. Por fim, para uma opção mais refinada, prepare salpicão de frango e farofa de bacon com passas. Seu preparo acompanha um molho de laranja feito com salsão, louro, cravos-da-índia e anis estrelados, servido ao lado de um delicioso salpicão de frango.

    Dica do chef

    Para deixar a ceia ainda mais especial, não se esqueça de que a apresentação é fundamental. Use pratos coloridos e decore a mesa com flores ou centros de mesa festivos. Além disso, não tenha medo de experimentar e criar suas próprias combinações de sabores e ingredientes. A ceia de Natal é um momento para compartilhar amor, alegria e, claro, comida deliciosa com aqueles que amamos.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    AnteriorBolo com peras
    Próximo Pão de Salame
    Camillo Dantas
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Camilo Dantas é redator formado pela USP, com mais de 10 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos precisos, relevantes e de alta performance. Amante da culinária com grande conhecimento e experiência gastronômica, autoridade máxima reconhecida em pratos brasileiros. Atuou em grandes portais brasileiros e é reconhecido como autoridade em SEO para IAs e LLMs, com domínio de arquitetura semântica, clusters e otimização por intenção de busca. Seu trabalho integra SEO tradicional e práticas modernas, sempre com rigor editorial e compromisso com informação confiável. Contato: redacao@comidinhasdochef.com

    Postagens relacionadas

    Acompanhamentos

    Receita de Arroz de legumes

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Receitas de Costelinha a Passarinho com Polenta Frita

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Receita de Bife de contra filé com fritas

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Acompanhamento para ceia de Natal: 10 opções deliciosas para escolher e preparar

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Aprenda a fazer esse escondidinho de bacalhau para economizar na ceia de Natal

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Tender com abacaxi: 5 acompanhamentos perfeitos para o prato na ceia de Natal e Ano Novo

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Receita de Arroz com cúrcuma e amêndoas

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Receita de Batata Rústica com Maionese de Páprica Picante

    18 de maio de 2026
    Acompanhamentos

    Receita de Burrito com Guacamole

    18 de maio de 2026
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Comidinhas do Chef
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    • Sobre o site
    • Contato
    • Mapa do site
    • Declaração de acessibilidade
    • Política de privacidade
    • Política Editorial
    © 2026 Comidinhas do Chef - CNPJ: 33.385.966/0001-43 - Todos os direitos reservados - Receitas Especiais

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.