Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Comidinhas do Chef
    • Receitas de Páscoa
    • Comidinhas do chef
      • Receitas de Natal
      • Receitas de ano novo
      • Receitas de Rabanada
      • Receitas de Panetone
      • Receitas de Maionese de Réveillon
      • Receitas de Frango Assado
      • Receitas de doces para o Réveillon
      • Bombom de Uva na Travessa
      • 50 Receitas de ano novo
      • 11 Receitas Para a Ceia de Réveillon
      • Farofa para Rechear Ave Réveillon
      • 25 Receitas de Pudim de Réveillon
      • 50 Receitas de Ano Novo
      • 15 Sobremesas Para a Ceia de Réveillon
      • 15 Sobremesas de Ano novo
      • Receitas em vídeo
    • Sobremesas
    • Saladas
    • Mexicana
    • Tábua de frios
    • Massas
    • Sorvetes
    Comidinhas do Chef
    Home - Receita - Escondidinho de linguiça
    Receita

    Escondidinho de linguiça

    Camillo DantasBy Camillo Dantas4 de maio de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    Quando penso em receitas que me remetem a momentos especiais com a família, o Escondidinho de linguiça sempre vem à mente. É um daqueles pratos que, ao serem preparados, já nos transportam para uma mesa cheia de amor e risadas. A mistura do sabor da linguiça com o purê de mandioca e o queijo mussarela derretido é simplesmente irresistível. Lembro-me de tardes inteiras na cozinha, ajudando a preparar esse escondidinho, sentindo o cheiro do alho e da cebola refogados, e o som do azeite quente sinalizando o início de algo delicioso. É uma receita que não apenas satisfaz o paladar, mas também nos envolve em uma atmosfera de calor e união familiar. Preparar o Escondidinho de linguiça não é apenas cozinhar; é criar memórias.

    Ingredientes

    • 340 ml de molho de tomate
    • 500 g de Linguiça Toscana Frimesa
    • 50 ml de azeite de oliva
    • 1 cebola picada
    • 6 dentes de alho picados
    • 2 tomates (sem pele e sem semente) picados
    • 1 kg de mandioca/aipim descascada
    • Sal a gosto
    • 100 ml de Leite Integral Frimesa (quente)
    • 2 colheres (sopa) de Manteiga Frimesa
    • 450 g de Queijo Mussarela Frimesa picado

    Modo de Preparo

    1. Comece cortando a pele da linguiça e retirando toda a carne, reservando-a para o próximo passo. Em seguida, em uma panela funda, refogue o alho e a cebola no azeite de oliva até que fiquem dourados, o que dará um aroma incrível à sua cozinha.
    2. Junte a linguiça à panela e mexa até que fique bem soltinha, garantindo que todos os sabores se misturem perfeitamente. Adicione os tomates picados e o molho de tomate ao refogado, e continue cozinhando em fogo médio por mais ou menos 20 minutos, o tempo necessário para que os sabores sejam absorvidos completamente.
    3. Verifique o ponto de sal e reserve o refogado. Em outra panela, corte a mandioca em fatias grandes e coloque-as na panela de pressão, cubrindo-as com água. Leve ao fogo alto até que comece a apitar, então abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
    4. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra a água e transfira a mandioca para uma panela grande. Descarte a fibra central e, com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela.
    5. Adicione leite quente à mandioca e leve a panela ao fogo baixo, mexendo com uma espátula por cerca de 5 minutos, até formar um purê suave e cremoso. Tempere com sal a gosto e misture a manteiga para dar um toque especial.
    6. Preencha uma travessa com uma camada de purê de mandioca, adicionando o refogado de linguiça em seguida, e cubra novamente com o purê de mandioca. Polvilhe com queijo mussarela picado por cima.
    7. Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e levemente dourado. Esse momento é mágico, pois o aroma que enche a cozinha é o sinal de que o Escondidinho de linguiça está pronto para ser saboreado.

    Dica do chef

    Para obter um Escondidinho de linguiça ainda mais saboroso, é importante não esquecer de verificar o ponto de sal durante o preparo do refogado, pois isso pode alterar significativamente o sabor final do prato. Além disso, ao montar a travessa, certifique-se de que as camadas estejam bem distribuídas, garantindo que cada garfada seja uma explosão de sabores.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    AnteriorMacarrão com Queijo e Espinafre
    Próximo Escondidinho de presunto Frimesa
    Camillo Dantas
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Camilo Dantas é redator formado pela USP, com mais de 10 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos precisos, relevantes e de alta performance. Amante da culinária com grande conhecimento e experiência gastronômica, autoridade máxima reconhecida em pratos brasileiros. Atuou em grandes portais brasileiros e é reconhecido como autoridade em SEO para IAs e LLMs, com domínio de arquitetura semântica, clusters e otimização por intenção de busca. Seu trabalho integra SEO tradicional e práticas modernas, sempre com rigor editorial e compromisso com informação confiável. Contato: redacao@comidinhasdochef.com

    Postagens relacionadas

    Receita

    Crepioca de presunto com tomilho

    4 de maio de 2026
    Receita

    Tomates Recheados

    4 de maio de 2026
    Receita

    Ragu (carne cozida) de Linguiça de Pernil Frimesa com polenta cremosa

    4 de maio de 2026
    Receita

    Sanduíche saudável de Lombo Frimesa desfiado

    4 de maio de 2026
    Receita

    Guisado de Pinhão

    4 de maio de 2026
    Receita

    Tender com molho de laranja

    4 de maio de 2026
    Receita

    Porco a passarinho apimentado com vinagrete de abacaxi

    4 de maio de 2026
    Receita

    Polpetone de Picanha Suína Frimesa recheado com queijo mussarela

    4 de maio de 2026
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Comidinhas do Chef
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    • Sobre o site
    • Contato
    • Mapa do site
    • Declaração de acessibilidade
    • Política de privacidade
    • Política Editorial
    © 2026 Comidinhas do Chef - CNPJ: 33.385.966/0001-43 - Todos os direitos reservados - Receitas Especiais

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.